assine o feed

siga no Twitter

Contador de Visitantes



quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Gabriel O Pensador vira empresário de futebol... no avião para Lisboa!



Como todo o brasileiro que se preza, Gabriel O Pensador é bom de bola. Ou pelo menos sonha um dia ser. O futebol, diz, vai-lhe na alma desde que era menino. Não chegou para ser jogador, mas serviu para outras coisas. Para fazer amigos, por exemplo. Para fazer contactos. Para estabelecer estima com pessoas.

Nunca se afastou dos estádios. Mas ser adepto, apenas, não lhe chegava. Quando surgiu a oportunidade, aproximou-se do relvado. Agora representa vários jogadores e foi-lhe entregue até a direcção do futebol juvenil de um clube carioca: o Duquecaxinense. Uma tarefa que desempenha com prazer e «muita dedicação».

Gabriel, um empresário com amizade pelo Benfica

O futebol, adianta em conversa com o Maisfutebol, ocupa-lhe a maior parte do tempo. «Este ano dediquei-me mais ao futebol do que à música, com grande prejuízo para o novo disco». O último trabalho, que ainda não foi lançado, «é um disco homeopático». «Foi gravado em parcelas que me curaram do futebol.»

Mas recuando no tempo, é bom deixar claro que a carreira de Gabriel O Empresário começou a caminho de Portugal. «Tudo aconteceu num avião para Lisboa», revela. «Durante a viagem fui falando com o Jorge Machado e trocando impressões.» Jorge Machado é empresário e representa por exemplo Rentería.

O acaso sentou-os lado a lado e uma viagem do Rio de Janeiro para Lisboa dá para muita conversa. «Falei-lhe de ajudar um menino que queria ser jogador e acabei por levar três garotos para o Internacional Porto Alegre». A partir daí, adianta, não mais parou de negociar jogadores. Sobretudo jovens em formação.

«Conheci mais gente, as pessoas começaram a procurar-me e foi uma bola de neve.» É a vantagem de se «dar bem com toda a gente». «Sou uma pessoa que gosta de fazer amigos em todo o lado. Por isso foi fácil entrar na rotina do futebol e de repente tinha dezenas de meninos a pedir-me para os ajudar.»

«Levo sempre comigo um observador técnico de talentos»

Hoje afirma-se como um caça-talentos. Não consegue não o ser. «Quando faço uma actuação numa cidade tento conhecer as pessoas do clube, visitar os estádios e levo um observador técnico para descobrir talentos. Alguns desses trazemos para o Duquecaxinense, outros levamos directo para grandes clubes.»

Ora o Duquecaxinense que é precisamente o orgulho de Grabriel O Pensador. Pegou no futebol juvenil do clube há um ano e na primeira época garantiu dois títulos. Os títulos que nem são o que mais o motiva. «A minha intenção é ajudar os garotos. É por isso que estou no futebol, para tentar ajudá-los no sonho.»

«Ainda só investi, não lucrei nada. Estou apenas sentindo o prazer do outro lado do futebol, o lado da superação, do esforço dos miúdos para atingir um sonho. Há garotos que não têm nem dinheiro para o autocarro para ir treinar. É um prazer enorme vê-los evoluir e sentirem-se felizes», finaliza Gabriel, O Sonhador.

Gabriel O Pensador- Brazuca

Nenhum comentário: