assine o feed

siga no Twitter

Contador de Visitantes



domingo, 18 de julho de 2010

De pensador a cartola, Gabriel garimpa craques!


No comando da divisão juvenil do Duque-caxiense Futebol Clube, o cantor prepara jovens talentos da bola para o mercado do futebol. Um de seus pupilos fará teste no Barcelona

Quando compôs os versos da música ‘Brazuca’, na década de 90, o cantor Gabriel O Pensador dava sinais do envolvimento com a missão que o destino lhe reservava. ‘No país do futebol o sol nasce para todos, mas só brilha para poucos’, constatara. Flamenguista roxo, fanático por futebol, nos últimos três meses Gabriel se dedica de forma especial à paixão pela bola. No comando do Duque-caxiense Futebol Clube, ele está revelando talentos vindos dos campinhos de pelada de regiões carentes do País.

O cantor conta que a atuação nos gramados começou em 2008, quando a história do filho de empregada da família o comoveu. “O menino jogava bem, mas não tinha oportunidade. Decidi ajudar e o levei para uma peneira (teste para selecionar jogadores) no Rio Grande do Sul. O empresário de lá quis que eu organizasse uma peneira aqui. Desde então, vi que tinha muitos amigos no futebol e poderia seguir com isso”, conta Gabriel, que atua como empresário de jogadores profissionais ainda em busca da fama e desde maio monta o juvenil do Duque-caxiense.

PENEIRAS SEMANAIS

O time, cujos treinos diários acontecem em um campo alugado de Santa Cruz da Serra, em Caxias, já tem 36 atletas federados e semanalmente testa cerca de 30 novos garotos com idades entre 15 e 17 anos que sonham com a carreira de jogador de futebol. “O time tem o objetivo de lançar craques”, conta o técnico da equipe, Gilberto Figueiredo.

Morador de Santa Cruz, no Rio, Gabriel Ferreira, 17, crê que o projeto é o início da sonhada carreira: “Daqui posso ir para um grande clube”.

Empresários e olheiros do futebol são visitas constantes em Santa Cruz da Serra. “Nesse meio ainda existe muita desconfiança. Mas as pessoas confiam e gostam de mim”, diz Gabriel, que não encara o projeto como fonte de renda e, por enquanto, investe sozinho nos futuros jogadores. “Estamos correndo atrás de parceiros para melhorar a estrutura, dar ajuda de custo para os atletas e formar jogadores e cidadãos”, afirma Gabriel, que diminuiu o compasso nos palcos e no estúdio, onde grava novo CD.

De Vargem Pequena para a Espanha

Para montar o time de futuros craques, Gabriel percorre cidades até fora do Rio. Nove de seus atletas são de outros estado e moram num alojamento na Barra da Tijuca.

Alguns já começam a brilhar, como Raí Nascimento, 12 anos. Morador de favela de Vargem Pequena, ele despertou o interesse dos espanhóis e fará teste no Barcelona. Ele pode seguir os passos do argentino Messi, que começou no melhor time do mundo aos 13 anos. Mas seu espelho é um santista: “Não estou nem acreditando. Meu sonho é ser como o Neymar”.

fonte: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2010/7/de_pensador_a_cartola_gabriel_garimpa_craques_96864.html

Nenhum comentário: