domingo, 27 de junho de 2010
Semeando Leitores
Há um trabalho que vem sendo desenvolvido há quatro anos que merece toda nossa atenção e admiração. Me refiro às Bibliotecas Solidárias. Por meio delas, milhares de pessoas que antes não tinham acesso a livros têm a oportunidade de adquirir novos conhecimento e descobrir o bom hábito da leitura.
Tudo começou nos encontros do Corujão da Poesia e da Música-Universo da Leitura, nas discussões com os professores e estudantes em geral no dia-a-dia da UNIVERSO e nas reflexões com escritores e mediadores de leitura, que sempre revelaram uma necessidade de se incluir o objeto livro nos espaços sociais onde ele não é visto com frequência ou onde chega com muita dificuldade.
Foi quando se concebeu o projeto de extensão universitária chamado Bibliotecas Solidárias-Universo da Leitura. A partir daí, diversos setores da sociedade e personalidades do mundo da cultura se mobilizaram para somarem esforços na captação de livros usados e novos, que abastecem as bibliotecas que vão sendo criadas ao longo do tempo.
Esse projeto vem atender a esta demanda fundamental de difusão do prazer da leitura. Sabemos que os livros podem não mudar o mundo, mas, os livros e a leitura podem colaborar para a mudança de atitudes, comportamentos e sentimentos das pessoas, seja num leito de hospital, numa sala de espera, no ônibus, na prisão, nas férias... A leitura pode e deve estar presente em qualquer lugar.
Como todo bom trabalho gera bons frutos, as Bibliotecas Solidárias vem ganhando o devido reconhecimento, inclusive dos meios de comunicação.
Hoje, o movimento conta com o participação de artistas como Jorge Ben Jor (padrinho das bibliotecas), Tico Santa Cruz, Gabriel O Pensador, Marcelo Yuka, Luana Piovani e Thais Araújo, que são muito presentes nas constantes doações. O governo do estado, através da Secretaria Estadual de Educação, e a ONG Rio Solidário são parceiros do projeto.
Mas o que vem garantindo o sucesso das Bibliotecas Solidárias sé a participação da sociedade. Cerca de 900 pessoas já fizeram doações, chegando a mais de 150.000 livros arrecadados.
A semente da difusão da leitura germinou, cresceu e vem gerando muitos bons frutos. A manutenção desse trabalho depende de cada um de nós. Quem quiser saber mais sobre o projeto ou conhecer como pode fazer sua doação de livros, mande uma mensagem para a.cultura@nt.universo.edu.br.
Todo mundo tem em casa um livro que já leu e está parado na prateleira há anos. Dê nova vida a ele. Doe livros e faça girar o conhecimento e alcançar os corações e mentes de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário